Telemetria é um sistema de monitoramento utilizado para comandar, medir ou rastrear alguma coisa a distância, através de comunicação sem fio. Atualmente, é aplicada em muitos ramos, como na agricultura, na meteorologia ou na Formula 1, por exemplo, através de sensores espalhados por diversos pontos dos carros, para coletar dados e identificar problemas de performance nas corridas. E agora, essa tecnologia também está sendo usada pelas seguradoras.
Pioneira no uso da telemetria com o objetivo de fornecer precificação cada vez mais personalizada ao consumidor, a LibertySeguros lançou no ano passado o aplicativo Direção em Conta, que por meio da tecnologia da telemetria avalia individualmente a forma como cada motorista dirige para conceder descontos em seus seguros. O app, que já avaliou mais de 5 milhões de quilômetros rodados por seus usuários, identifica automaticamente quando os condutores estão dirigindo e monitora ocorrências como frenagens bruscas, velocidade média e até quantas vezes o celular é usado enquanto eles estão no volante.
O app que já avaliou mais de 5 milhões de quilômetros rodados e consegue identificar quando os condutores estão dirigindo, bem como ocorrências como frenagens bruscas, velocidade média e até quantas vezes o celular é usado enquanto eles estão no volante. Apostar na criação de plataformas e soluções digitais para facilitar e melhorar o dia a dia dos consumidores, assim como incrementar as experiências com as marcas, é uma tendência em diversos setores da economia. De acordo com o estudo de tendências realizado pela Liberty Seguros, entre 2015 e 2020 serão investidos 2.5 trilhões de dólares em desenvolvimento de aplicativos.